Você Sabia?

Polinização pelo vento
Que as araucárias são arvores macho e fêmea, polinizadas pelo vento, que produzem uma bola de sementes comestíveis chamadas Pinhão. Fonte de alimento para diversas espécies.
A conífera ancestral
As araucárias são árvores pioneiras, anteriores a vida animal, a conífera ancestral.
Xaxins milenares
Os xaxins crescem aproximadamente 1 cm por ano e já foram observados na RPPN GFA, indivíduos com mais de 20 m de altura, o que significa 2000 anos de existência.
Paredões da Serra Geral
Os paredões de pedra das escarpas da serra geral são o resultado de movimentos tectônicos ocorridos durante a separação dos continentes Americano e Africano.
Gondwana: o super continente
Existiu um super continente chamado Gondwana e neste um grande aqüífero. Durante a separação dos continentes, o aqüífero dividiu-se também e originou na América do Sul, o Aqüífero Guarani, a maior reserva de água doce do mundo/planeta.
O nascedouro das águas
A RPPN Grande Floresta das Araucárias está simultaneamente em área de afloramento e recarga do Aqüífero Guarani. Além de situar-se adjacente ao ponto mais alto do Estado de Santa Catarina, Morro da Boa Vista (1827m acima do nível do mar), cabeceira de bacia hidrográfica do Rio Canoas, o nascedouro das águas.
Propriedades rejuvenescedoras
As águas minerais cristalinas que brotam na região são ricas em silício orgânico, entre outros minerais, com propriedades rejuvenescedoras.
No topo da cadeia alimentar
O Leão da Montanha (Puma Concolor) está no topo da cadeia alimentar nesta região e a sua presença indica um ecossistema saudável e completo.